terça-feira, 28 de junho de 2011

Proposta de Redação #01

Vou postar aqui minhas redações, afinal aprimorar minhas habilidades escritas e de comunicação foi o objetivo de criação desse blog.

Proposta:
Em um texto dissertativo-argumentativo, discuta o seguinte recorte temático:
Estragos causados pela chuva: problema sem solução ou desinteresse governamental?

Uma fração da população brasileira sofre constantemente com catástrofes causadas pela chuva, principalmente em áreas de maior desenvolvimento urbano, por ocupar áreas de risco, impróprias para moradia, reflexo de uma carência de política habitacional no Brasil.

Nos grandes centro urbanos, a busca por uma ascensão econômica e social é intensa e acontece há muitos anos, levando a um crescimento populacional desenfreado. As grandes cidades, despreparadas para receber o enorme contingente de migrações, marginalizam aqueles que vêm em busca de emprego e melhores condições de vida, acarretando a ocupação clandestina de áreas geograficamente acidentadas e impróprias para moradia, como é o caso das encostas de morros.

Conclui-se a partir de tal análise acerca do tema que os estragos causados pelas chuvas não têm caráter meramente de desastres naturais: é consequência de um problema socioeconômico antigo e que necessita de atenção especial das autoridades, uma parceria entre os governos municipais, estaduais e federal, a fim de realizarem um programa de reabitação das famílias que hoje correm risco de morte e não têm condições de, sozinhas, se safarem de tais adversidades.

4 comentários:

  1. Muito legal, Arthur! Acredito que o seu texto cobriu muito bem o tema e está bastante claro. Porém, devo pontuar algumas coisas que acredito que possam melhorar:
    "...por ocupar áreas de risco, impróprias para moradia, reflexo de uma carência de política habitacional no Brasil." - Aqui você poderia trocar "por ocupar" para "devido a ocupação", assim o texto fica mais culto, na minha opinião.

    "...estragos causados pelas chuvas não têm caráter meramente de desastres naturais: é consequência..." - aqui, acho, não é necessária a palavra "desastes", pois a palavra "estragos" é citada anteriormante.

    Quanto a conclusão, pelo que eu me lembre, o governo já tem um programa para dar à população mais pobre uma condição melhor de moradia, então, talvez você deva exlorar mais isso.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas :D
    Quanto aos projetos do governo: Ok, tem o minha casa, minha vida. Mas e o pessoal da Barra do Riacho? Se não sabe o que aconteceu, dê uma pesquisada. O pessoal morava em uma área do governo de Aracruz abandonada, moravam lá há tempo e o governo chegou lá com o BME pra desabrigar o pessoal: Derrubaram TODAS as casas, os moradores nem tiveram chances de tirarem seus perteces. Foram pra uma quadra lá, com a promessa do governo de sei lá quantas casas. O projeto de construção dessas casas foi cancelado, e teve gente até que morreu de frio lá.

    ResponderExcluir
  3. Agora eu pergunto: Cadê o minha casa, minha vida?

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog